O trabalho de um professor vai muito além de ensinar. Cada pessoa tem uma história diferente. É importante não apenas como profissional, mas em nosso dia a dia, estar aberto a compreender a história do outro, sem julgamentos e de coração aberto. Fazer com que as pessoas sintam-se bem, incluídas, satisfeitas e felizes com aquilo que foram buscar com o profissional, seja a área qual for. Ser professor é abraçar uma causa e saber que muitas vezes as pessoas que estão ali, na verdade buscam algo que não encontram em outros lugares, muitas vezes, é algo pessoal, algo para seu futuro, para sua autoestima, suas realizações, seus sonhos. Eu estou ora no papel de professora e ora no papel de aluna, vejo esses dois lados. Vejo o que busco nos serviços que procuro de outros, a qualidade e atenção que recebo desses lugares e faço disso um espelho, tanto das atitudes que admiro quanto de outras atitudes. Assim aprendo e posso compreender melhor o que as pessoas que chegam até mim precisam. Trabalhar com pessoas é um privilégio.
A PNL – que tem como uma de suas muitas descrições – a modelagem da excelência humana – não apenas nos mostra um novo mundo onde a comunicação se transforma, mas também nos motiva ao auto conhecimento e a compreender o mundo do outro com menos julgamento, a investigar a real necessidade das pessoas, reavaliar nossas crenças e a forma como experienciamos o mundo. É um mergulho no interior que reflete no exterior.
Fui fazer esse curso buscando novas ferramentas para fazer mais pelos meus alunos em sala de aula, porém a PNL me proporcionou muito mais que isso. Com doze anos de experiência em sala, eu percebi após iniciar o curso o quanto as ferramentas da PNL são essenciais para qualquer um que trabalha com pessoas, passando conhecimento. A responsabilidade de quem trabalha com comunicação é muito grande e hoje vejo o meu trabalho e meus alunos de uma forma totalmente diferente.
Sendo assim, dou treinamentos para outros professores, juntando anos de experiência em sala de aula com as ferramentas da PNL e como usar essas ferramentas com alunos e para a vida pessoal também.
Montei esse treinamento pensando em algumas perguntas.
Até onde os alunos podem ir?
O quanto eles podem aprender?
O quanto eles podem se desenvolver?
O que eu vejo nos outros?
O quanto eu já havia explorado do caminho pelo qual queria conduzi-los?
Autoconhecimento faz diferença?
O quão é importante ter empatia e tentar compreender a realidade do outro?
Qual é a importância de entrar numa jornada de autoconhecimento para aprendermos mais e mais sobre nós mesmos?
Uma aula apenas falada é o suficiente para que todos aprendam?
Um texto passado na lousa é?
Uma leitura saída de um livro com ideias prontas é?
Isso basta? Atinge a todos?
E aqueles que precisam de mais?
Um professor só pode levar seu aluno por caminhos que já percorreu. Só o levará além, se ele for além.
A PNL abre os horizontes para ver muito além.