Rapport com alunos

Rapport com os alunos

Fazer Rapport é estar em sintonia com a pessoa na sua frente. Entrar no ritmo dela, estabelecer uma comunicação, com a linguagem corporal da pessoa, o tom de voz da pessoa. É respeitar a forma como a pessoa percebe o mundo.

 

Trecho do Livro – Introdução à PNL – Joseph O’Connor, John Seymour

“Os melhores professores são aqueles capazes de criar empatia e entrar no universo do aluno, permitindo que ele compreenda melhor o assunto ou a técnica que estão ensinando. Esse bom relacionamento com os alunos torna mais fácil a tarefa de ensinar.

Na linguagem da PNL, isso se chama “espelhar e conduzir”. Espelhar significa criar uma ponte por meio da empatia e do respeito, enquanto conduzir significa modificar nosso comportamento para que a outra pessoa nos siga. A condução não funciona sem empatia. É impossível guiar alguém por uma ponte sem construí-la antes”.

 

Eu estou ora no papel de professora e ora no papel de aluna, vejo esses dois lados. Vejo o que busco nos serviços que procuro de outros, a qualidade e atenção que recebo desses lugares e faço disso um espelho, tanto das atitudes que admiro quanto de outras atitudes.

Muitas vezes o que o aluno procura numa aula envolve uma meta muito grande, às vezes até uma meta de vida.

Aprender uma nova língua, por exemplo, pode significar para aquela pessoa: uma viagem para o exterior, que é a viagem dos sonhos, passar numa entrevista de emprego, e esse trabalho pode ser a missão de vida daquela pessoa, pode ser que a pessoa queira estudar fora e isso seja o passo principal de outra meta. Mas só entenderemos isso, se tivermos interesse genuíno no aluno, se estabelecermos Rapport.

Falo aqui de aprender uma nova língua, pois trabalho com isso, porém essa ferramenta e o que descrevi acima podem ser aplicados a inúmeros serviços que as pessoas procuram nos dias de hoje.

Por que não primeiro perguntar ao aluno o que ele precisa e depois mostrar o que se tem a oferecer? Geralmente esse processo acontece ao contrário.

O Rapport é essencial para estabelecer confiança, uma harmonia entre você e seu cliente, com outros profissionais, com qualquer pessoa com que você vá ter contato.

Através do Rapport conseguiremos uma conexão única com cada aluno, e com cada pessoa que encontramos em nossa vida.

O Rapport é uma ótima ferramenta que nos ajuda a julgar menos, ao conseguir ter empatia pelo outro. Rotular menos as pessoas.

Ao nos colocarmos no lugar do outro, podemos compreendê-lo melhor, e perceber que o papel de um professor é de grande responsabilidade.

Empatia é um grande aprendizado. Trabalhando há anos com pessoas eu tive a chance de me descobrir e redescobrir com cada um que cruzou meu caminho. Isso enriqueceu demasiadamente meu crescimento profissional e pessoal.

Talvez como professores, pensamos que nós estamos ali no papel de passar conhecimento adiante. Contudo, eu descobri que a troca de aprendizado é mútua.

“Cada relacionamento é um espelho; ele revela sua identidade a você.” – Osho

Professora e Practioner em PNL Aline Leidiane Defendi.

 

4 responses to “Rapport com alunos

  1. Eu sempre quis aprender uma nova lingua, mais específico o inglês. Tive alguns “Professores” no longo desse caminho que nunca conseguiram me suprir. Por varios motivos mais o principal foi a falta de toque pessoal. E quando conheci a Aline isso foi uma coisa que eu senti desde da primeira aula, não era mais apenas aquela velha aula chata de inglês e com seu bendito To Be(hahaha) mais algo como uma conversação, algo mais pessoal você sentia a vontade e aprendia mais e mais. Depois de um ano, apenas um ano minha vida mudou, consegui realizar meu maior sonho com uma enorme ajuda. E ate hoje levo muito coisa que aprendi com ela. O toque pessoal sim é muito importante.”É impossível guiar alguém por uma ponte sem construí-la antes”.
    Obrigado Aline por ter criado essa ponte para mim! =)
    Marcos.

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