Hello people, what’s up? – Where to start?

A primeira viagem para o exterior sem dúvida traz fortes emoções e algumas noites sem dormir (nem dá ansiedade né?) – Quero compartilhar com vocês um pouco da minha experiência, com algumas dicas para quem está planejando fazer sua primeira viagem também. Para você que não sabe o quanto de inglês precisa para viajar, estarei dando dicas sobre isso também.

Eu não fui para lá para estudar ou trabalhar, fui para conhecer mesmo, de férias. Decidimos ir para Nova York primeiro e depois ir para Disney. Nossa viagem durou 15 dias.

Vamos pelo início? Você quer ir para os Estados Unidos? E ai? O que fazer? A primeira coisa é ir atrás do passaporte caso você não tenha um. O passaporte não tem segredo, basta entrar no Portal da Polícia Federal e ir à opção Solicitar Passaporte. Você vai agendar tudo por este site, o dia, a hora e o local para realizar o processo. É bem tranquilo, é só seguir as instruções do site, separar os documentos que eles pedirem, imprimir o papel que comprove o agendamento  e pagar uma taxa (guarde o comprovante, pois pode ser necessário a apresentação do mesmo).

23032012passaporte002

Com passaporte em mãos, vem o agendamento do visto. Esse agendamento também é feito pela internet, no site do Consulado. No nosso caso, fomos a uma agência de turismo e deixamos um profissional de lá fazer o agendamento para nós. Apesar de não ser difícil preencher os dados no site, decidimos pagar a agência por segurança, queríamos tudo feito direitinho e evitar erros e dores de cabeça depois.

Nós recebemos todas as instruções de quais documentos juntar e o que levar no dia. É importante comprovar renda, se possível, comprovar bens que você possui, tudo o que você tiver que mostre ligação com o País: documento de imóvel, veículo, matrícula em faculdade, carteira de trabalho com registro, certidão de casamento, etc.  É importante ter o nome limpo e não estar envolvido em processos. Quanto mais tudo estiver em ordem, mais chance há de se obter o visto.

Ficamos muito nervosos no dia da entrevista no consulado. Quando chegamos lá já estava lotado de pessoas, ficamos em fila após fila após fila… E um pouco mais de fila depois disso. É preciso ir sem pressa e ter paciência.

São várias etapas para passar. Você não precisa estar com a viagem fechada numa agência para tirar o visto, mas precisa saber onde pretende ir, quantos dias imagina que vai ficar, pois eles podem perguntar.

Cada pessoa tem uma experiência diferente e fiquei muito feliz e agradecida da nossa ter sido sossegada. Perguntaram-nos apenas sobre trabalho atual e há quanto tempo estávamos naquele emprego, se já havíamos ido para fora do País antes, para onde queríamos ir, etc. A entrevista foi rápida e nosso atendente era bem humorado (thank God for that). Foi muito tranquilo, disso nada tenho a reclamar, foi de boa, sem complicações.

Não sei se consigo descrever a sensação de sair de lá com uma resposta positiva, foi um grande alívio misturado com alegria e realização. Pronto, o documento mais importante para fechar a viagem estava garantido! Yay!! Agora vinha a parte boa, planejar!

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s